Como Funciona o Monitoramento do Sistema Fotovoltaico

Como Funciona o Monitoramento do Sistema Fotovoltaico:

Imagine você dirigindo um carro que o ponteiro do velocímetro esteja quebrado, um radar se aproxima com velocidade máxima permitida de 80 km/h, como saber se você está na velocidade correta?

Em um sistema fotovoltaico o monitoramento é como o velocímetro do carro, mas como funciona o monitoramento do sistema fotovoltaico?

Os Sistema de monitoramento de energia para instalações fotovoltaicos, são equipamentos eletrônicos de comunicação responsável por enviar as informações de geração do sistema de energia solar para uma plataforma online controlada por software que monitora o desempenho de uma instalação de energia solar fotovoltaico. 

O que está disponível no monitoramento do sistema:

Através dele o usuário pode acompanhar o andamento do sistema que fornece dados em tempo real e históricos de anos, meses, dias e até horas. Além disso ficam sabendo quando o seu sistema produziu de energia e a economia gerada.

O padrão dos monitoramentos do mercado mostram os seguintes dados:

  • Economia gerada em Reais
  • Energia produzida em kWh no Dia, Mês, Ano, Total
  • Dados Ecológicos como Árvores salvas, Km não Rodados, CO2 não emitidos.
  • Status da Usina

Outro recurso que é disponibilizado pelo monitoramento é possibilidade de identificar eventuais problemas que existem no sistema, permitindo ações preventivas e reparos imediatos, a fim de evitar a perda da produção de energia.

Além disso, permite ao usuário a obtenção de dados acerca do funcionamento do sistema de energia solar em um determinado período de tempo.

Onde eu vejo os dados gerados  do sistema fotovoltaico:

O monitoramento tem como base a web ou aplicativo para celular. Os dados são captados pelo inversor de frequência e enviado via Wi-fi em tempo real para o servidor do fabricante do inversor ou também para aplicativos como o SolarView. 

Através de um login e senha um usuário pode acompanhar as informações do seu sistema.

A empresa que instalou o sistema possui acesso Master, ou seja, ela tem controle de todas as usinas que ele instalou desse fabricante e o cliente possui um usuário único com a sua usina solar.

A maioria das empresas que comercializam os inversores já contam com o sistema de monitoramento integrado, porém, caso o inversor não possua, é possível adquirir separadamente o equipamento de monitoramento.

Vamos olhar como funciona o monitoramento de alguns inversores:

Monitoramento Fronius:

A Fronius utiliza o monitoramento chamado SolarWeb, vamos dar uma olhada!

Graficos de geracao sistema fotovoltaico

Como hoje é um dia que está nublado na nossa cidade Vitória e está chovendo, podemos observar que por mais que os fatores climáticos não auxiliem, o sistema continua gerando energia.

Se observarmos no quadro de “POTÊNCIA ATUAL”, o próprio monitoramento informa o quanto está sendo utilizado do total do sistema de energia solar.

Outro dado que sempre gostamos de observar é a geração ao longo dos meses ano. Nós sempre comparamos a geração de energia que foi projetado, com a geração de energia que foi realizada durante do período de um ano.

Esse é um típico gráfico que reflete os fatores climáticos que são diferentes durante o ano, por exemplo, vemos uma geração significativamente maior em janeiro quanto comparado a junho e o principal fator para isso além do distanciamento do ponto de instalação em relação ao sol.

E para encerramos a análise desse sistema, gostaria de comparar, dois dias “perfeitos” para geração de energia entre o mês de janeiro e julho do ano de 2019.

Podemos observar, na prática,0 que mesmo em condições ideias, a produção do dia 28/07/2019 não atingiu a potência de 5000W, sendo que em 16/01/2018, observamos que a potência chegou a 6000W e se prolongou por algumas horas do dia, acarretando assim uma maior geração de energia, através da fonte solar.

 

Monitoramento ABB:

O monitoramento da ABB é o AuroraVision, confira o layout

Monitoramentos extras:

Além dos monitoramentos integrados dos inversores existem os monitoramentos como o SolarViewWattPanel.

Esses monitoramentos conseguem reunir a maioria dos modelos em um só lugar, a grande vantagem é poder personalizar o painel do usuário com a logo e a identidade visual da empresa que instalou o sistema.

É claro que tudo tem um preço, mas para empresas que já possuem uma quantidade de sistemas pode fazer total sentido.

Confira nossa matéria sobre as linhas de financiamento para energia solar!

Nós siga nas redes sociais e receba os melhores conteúdos sobre o setor, @academiadosol

Compartilhe

Veja mais posts