Linhas de Financiamento Energia Solar

Linhas de Financiamento Energia Solar

Cada vez mais, bancos públicos e privados abrem linhas de financiamento para energia solar, e, provavelmente, você se pergunta por que tais linhas apresentam taxas de juros menores do que as demais.

Para entender essa questão, vamos refletir sobre as taxas de juros praticadas atualmente. Como podemos saber se a tarifa apresentada pelo gerente do banco, ou por outra instituição financeira, é realmente atrativa?

Vale a pena Financiar?

Segundo levantamento feito pela GetPower Solar, financiamentos para sistemas fotovoltaicos residenciais com taxas iguais a 14% a.a por um período de 72 meses, garantem que o investimento se pague em 4 anos.

Como o reajuste da tarifa de energia impacta diretamente no valor economizado, levamos esse aspecto em consideração em nossas projeções, portanto utilizamos taxa de inflação energética de 6% a.a.

Financiamento energia solar
Grafico comparando gasto com energia, com e sem energia solar
Comparativo com Energia Solar x Sem Energia Solar

Como demonstrado acima, no 4º ano, a economia na conta já será maior do que o gasto com as parcelas do financiamento. Com isso, o tempo de retorno do investimento é adiantado, o que o torna 3 a 4 vezes mais interessante do que demais investimentos de risco similar.

Em casos de projetos empresariais, é possível que o payback ocorra no ano 0. Isso mesmo! No primeiro mês de funcionamento do sistema, a firma já economiza mais do que o valor da parcela de financiamento.

Quais São as Taxas do Mercado?

Por que as taxas cobradas pelos bancos são menores para energia fotovoltaica?

Sabendo que você só estará trocando sua conta de energia (que já seria obrigado a pagar de qualquer jeito) por uma parcela de financiamento, os bancos sentem-se mais seguros para emprestar esse dinheiro.

Quanto mais seguros os bancos estiverem em relação a capacidade de pagamento do agente, menor será o risco do empréstimo bancário, e, consequentemente, menor será a taxa de juros cobrada.

Mesmo que o seu banco não apresente uma linha de financiamento para energia solar, ao apresentar o estudo financeiro elaborado por nossa equipe, é possível conseguir crédito a taxas de cerca de 12% a 14%.

Alguns bancos públicos – como o BNDES, e o capixaba BANDES – possuem programas de financiamento específicos para energia fotovoltaica com taxas variando entre 4 e 13,5%, o que garante retornos ainda mais expressivos para o investimento.

Quais são as linhas e como conseguir?

Financiamento Energia solar

Conheça o nosso ebook sobre financiamentos fotovoltaicos.

Descubra como conseguir os melhores financiamentos para os seus clientes 

Baixar ebook agora

Compartilhe

Veja mais posts