Armazenamento de Energia Solar Fotovoltaica

Armazenamento de Energia Solar Fotovoltaica

 Em alta no cenário mundial, as tecnologias de armazenamento de energia solar fotovoltaica tem se expandido cada vez mais em diversos setores.

As baterias são muito utilizadas em sistemas elétricos aptos a trabalhar sem uma fonte continua de fornecimento de energia.

Elas que tornam possível a existência de veículos elétricos e outros dispositivos eletroeletrônicos tão presentes no nosso dia a dia.

Devido ao grande aumento na produção, seu custo vem caindo ano após ano, o que abre o leque de aplicabilidades para esta tecnologia.

 

Como o armazenamento é utilizado para energia solar fotovoltaica

No caso dos sistemas de energia solar fotovoltaica as baterias utilizadas são as chamadas estacionarias.

Conforme a norma ABNT NBR 14206:2014, baterias estacionarias são aquelas projetadas para trabalhar de modo imóvel e permanentemente conectado a uma fonte de corrente continua.

Dito isso, o armazenamento pode ser utilizado basicamente em dois casos: sistemas off-grid e sistemas híbridos.

 

Sistemas Off-Grid: a energia gerada pelo sistema durante o dia é armazenada pelas baterias. Nos momentos de pouca ou nenhuma geração a energia estocada é utilizada.

Estes sistemas são independentes da rede elétrica da concessionaria de energia e não pagam impostos sobre a energia consumida.

Além disso ficam isentos do custo de disponibilidade, bandeiras tarifárias e taxa de iluminação pública.

 

Sistemas Híbridos: estes sistemas são uma mescla entre os off-grid e os on-grid.

Neste caso a energia é gerada pelo sistema fotovoltaica. Esta energia alimenta a bateria até sua carga máxima e após isso o excedente é injetado na rede da concessionaria na forma de créditos energéticos.

Essa é uma opção para aqueles consumidores que:

  1. A depender do horário do consumo, pagam tarifas diferentes.
  2. Não podem correr o risco de ficar sem fornecimento de energia. Por isso a necessidade de estar conectado à rede da concessionaria.
  3. Sofrem com interrupções ou instabilidades no fornecimento de energia elétrica.

 

Visto isso é muito importante conhecer as necessidades do seu cliente e entender qual é a melhor solução.

Em um primeiro momento as vantagens do uso de baterias podem guinar sua decisão. Entretanto, é importante reconhecer o custo beneficio deste investimento.

 

Se as baterias apresentam tantas vantagens, porque o seu uso em sistemas fotovoltaicos não é tão comum?

O principal motivo é o custo.

Segundo a Bloomberg New Energy Finance, o preço de aquisição dessa tecnologia já caiu mais de 75% entre 2010 e 2018.

Esse foi o principal fator que possibilitou a produção em grande escala de veículos elétricos e abriu oportunidades para diversas aplicações.

Além do custo as baterias comuns de íons de lítio são pesadas e ocupam um grande volume. Isso dificulta o seu transporte e instalação, o que aumentando ainda mais o investimento necessário.

Por esse motivo sistemas off-grid normalmente são vistos apenas em locais que não possuem acesso a rede da concessionaria de energia local.

 

Novas tecnologias de armazenamento

Para suprir a crescente demanda por tecnologias de armazenamento de energia, muitas empresas tem investido em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

Como resultado a GE desenvolveu o GE Reservoir. Uma estrutura com dimensões similares a de um contêiner capaz de armazenar até 4 MWh de energia elétrica.

 

Com um peso aproximado de 26 toneladas e sendo uma das mais modernas tecnologias, esta bateria tem a capacidade de suprir energia elétrica de apenas 10 residencias por mês.

Apesar de parecer pouco para o tamanho da estrutura, a alguns anos atrás uma bateria com a mesma capacidade de armazenamento precisaria de um prédio de 20 andares, garante pesquisadora da GE.

Isso mostra que esta tecnologia ainda está em ascensão e que apesar do grande progresso, ainda temos muito a evoluir.

 

 

 

Se gostou do conteúdo nos siga nas redes sociais @academiadosol e deixe nos comentários a sua dúvida sobre como calcular a economia na energia solar!

Confira também o post sobre Como Calcular a Economia de um Sistema de Energia Solar. 

 

 

Compartilhe

Veja mais posts