Crescimento da Energia Solar no Mundo

Crescimento da Energia Solar no Mundo

A instalação de energia solar deve continuar obtendo um crescimento exponencial nos próximos cinco anos ao redor do mundo.

Um relatório recente divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) prevê um crescimento de 50% entre 2019 e 2024 para as fontes renováveis.

Isso significa um incremento de 1.200 GW na potência total instalada, dos quais cerca de 60% são referentes a energia fotovoltaica.

Esse crescimento tem sido impulsionado tanto por grandes usinas de geração centralizada quanto pequenas e médias enquadradas em geração distribuída.

Incentivo Político

Para que os governantes atinjam as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris será necessário o constante incentivo às energias renováveis.

Justamente por isso que a geração distribuída já se consolidou em todos os países que fazem parte desse acordo.

Isso não somente ajuda a tornar a matriz energética mais limpa, mas como também ajuda a diminuir a necessidade de contratação de usinas por meio dos leilões de energia.

Hoje a ANEEL está querendo diminuir drasticamente os incentivos à geração distribuída, indo contra toda as práticas dos países desenvolvidos.

Adoção da tecnologia

Apesar do que muito se pensa, as grandes e médias empresas são as principais impulsionadoras dessa tecnologia.

Os sistemas comerciais e industriais irão representar cerca de três quartos das novas instalações nos próximos cinco anos, enquanto que os residenciais apenas um quarto.

Isso se deve principalmente por dois fatores:

  • A economia de escala obtida ao se adquirir os painéis torna o investimento muito mais atrativo para aqueles consumidores que compram em boa quantidade.
  • Alto nível de consumo instantâneo deixa o investimento mais atrativo pelo fato de que o consumo de créditos energéticos diminui.

É importante observar o nível de acessibilidade desta fonte.

É uma das poucas maneiras de se gerar energia tanto em micro quanto em larga escala.

Justamente por isso que é uma das formas mais democráticas de levar o acesso à energia, de forma limpa renovável e sustentável a todos os cantos do planeta.

Países Destaque

Alguns países tem despontado na adoção de energias renováveis em pequena e larga escala.

Hoje os principais são esses:

Fonte: renewables 2019 global status report

Como podemos analisar acima, os países com maior necessidade energética e um maior poder econômico tem conseguido seguir a frente com a adoção de energia fotovoltaica em sua matriz energética.

Um grande exemplo ao resto do mundo e que tem que ser seguido por todos.

 

 

Caso tenha mais alguma dúvida, não hesite em entrar em contato através de nossas redes sociais @academiadosol.

Confira também o nosso canal no Youtube, clicando aqui.

Lá postamos diversos conteúdos gratuitos para difundir o conhecimento sobre energia solar!

 

Compartilhe

Veja mais posts