Painel Fotovoltaico – Como Escolher?

Escolhendo seu painel fotovoltaico:

Existem muitas informações a respeito do painel fotovoltaico na internet hoje, mas é muito importante saber os dados mais relevantes e para isso, vamos abordar abaixo os pontos primordiais para você que está buscando informações a respeito dos painéis fotovoltaicos que serão instalados em sua residência ou então em sua empresa.

Antes de mais nada, os painéis fotovoltaicos são conhecidos no mercado como, módulos fotovoltaicos, placas solares, módulos solares e entre outros. Então, não estranhe se você encontrar essas derivações no mercado.

Para facilitar este momento, criamos 6 passos simples que farão você perceber que está adquirindo um produto de qualidade:

  • Modelo:

Existem hoje dois principais tipos de painéis fotovoltaicos, os chamados Monocristalinos que são feitos a partir de um único bloco de silício. Possuem uma coloração mais escura, quase preta. Uma de suas vantagens é ter um melhor rendimento, porém possuem um preço mais elevado, o que normalmente não compensa o maior preço.

Os painéis Policristalinos são formados pos multiplos cristais de silicio e tradicionalmente possui uma coloração mais azulada. Então esse tipo de painel é o mais utilizado hoje no mercado de energia solar, devido ao seu melhor custo benefício.

  • Fornecedor:

Com tantos fornecedores no mercado atualmente, fica difícil de entender quais são os melhores, não é mesmo?

Para isso, é importante entender, quais são os fabricantes de maior volume de mercado e aqui já listo Canadian, Jinko Solar, JA Solar, Yingli, GCA que possuem tempo de mercado.

Quais são os representantes desses fornecedores, ou seja, quem comercializa esses produtos por aqui? Esses fornecedores são de confiança? Como é o pós-venda deles?

Com essas perguntas em mente, você consegue entender a relação de pré e pós-venda dos produtos.

  • Qualidade da moldura:

Assim como a moldura de janelas, portas, portões é importante saber onde é produzido o material que é utilizado nas placas.

Alguns fabricantes, possuem painéis com moldura colada, o que não é algo interessante. O mais aconselhável é adquirir painéis soldados ou então parafusados.

Camadas de um painel fotovoltaico tradicional
Camadas de um painel fotovoltaico
  • Potência nominal:

A potência nominal, nada mais é do que a potencial que a placa trabalha com maior eficiência e menor desgaste ou perdas.

Hoje, existem placas de 270W, 300W, 325W, 330W, 345W, 355W e 370W… É muito importante saber a potência por metro quadro.

Por exemplo: a placa de 370W que tem 2m², a potência nominal dela por m² é de 185W/m². Já a placa de 330W também possui 2m² é a potencial nominal por m² é de 160W/m².

É importante comparar o custo por m², normalmente os mais vantajosos são entre 325W a 370W.

  • Coeficiente de temperatura:

Este valor, que geralmente está expresso em %.

Quanto menor a temperatura, para o sistema como um todo, melhor, mas ao mesmo tempo quanto mais sol, mais energia você vai gerar.

Se o percentual de coeficiente de temperatura for muito alto, em dias com temperaturas elevadas, o desempenho do sistema cai.

Um coeficiente aceitável está entre 0,4% e 0,5%. Acima de 0,6% já é alarmante e abaixo de 0,3% é um ótimo sinal para os painéis fotovoltaicos.

  • Garantias dos painéis fotovoltaicos:

As garantias vieram por último, mas não menos importantes.

É comum no mercado fotovoltaico, as garantias de 25 anos.

É importante saber que essa garantia, em grande maioria das vezes, está atrelada a potência mínima de 80% ao longo desse tempo.

Geralmente, os painéis possuem uma garantia de 05 a 10 anos, contra defeitos de fabricação.

Algumas perguntas que devem ser feitas antes de adquirir os painéis são:

Quais são os procedimentos para troca?

Tenho garantia que o sistema continuará funcionando no tempo de troca, caso haja algum problema nos painéis fotovoltaicos?

Veja também sobre os micro inversores {Clique aqui}

Com essas informações em mãos, você está pronto para dar um grande passo na escolha do sistema ideal para você. {SIMULE AQUI}

Compartilhe

Veja mais posts