Posso Vender Energia Solar do meu Sistema?

Posso Vender Energia Solar que eu produzir?

Com certeza essa é uma das perguntas mais frequentes sobre energia solar.

Você já deve ter pensado em construir um sistema de energia solar maior do que a sua necessidade para vender a energia solar restante.

Pois é, e acho que muita gente já pensou o mesmo.

Mas qual será que é mesmo possível fazer isso?

Sendo bem direto e sem muitas delongas, Não.

Mas Por que?

Caso você queira fazer um sistema solar para abastecer a sua residência, você será enquadrado na Resolução normativa da ANEEL 687 onde você será permitido gerar sua energia, e utilizar os créditos energéticos para abater na conta que foi gerada ou que possui o mesmo CNPJ ou CPF da unidade geradora.

Assim qualquer sistema que esteja conectado a rede como mini ou micro geração distribuída não poderá vender energia solar do seu sistema, mesmo que tenha muitos créditos sobressalentes!

Existem Alguma Maneira de Vender Energia?

SIM!

Existem duas maneiras principais de efetuar a venda de energia.

A primeira é por meio de uma Usina solar com mais de 500kwp instalados. Dessa forma a usina poderá vender energia solar do sistema para os consumidores do mercado livre.

Os consumidores do Mercado livre (não é o site rsrs) são aqueles que tem o direito de escolher de quem comprar a energia, portanto poderá comprar da sua usina. Porém é importante destacar que o preço dessa energia é mais barata.

A segunda forma é por meio de Fazendas Solares, um exemplo de uma empresa que está executando esse modelo é a Origo Energia.

O modelo funciona da seguinte forma. A empresa analisa a sua conta de energia e propõe uma assinatura mensal com um valor cerca de 10% a menos que o da concessionária local.

O modelo possui algumas restrições, sendo ela uma assinatura com um valor fixo, não podendo ser remunerada por kwh por R$. O valor é cobrado por área de painel solar, e também não pode possuir um contrato de performance, ou seja, casa produza mais energia, essa energia será do cliente.

É importante dizer que existem punições para quem desobedecer a resolução, podendo chegar a multas e até desconexão do sistema fotovoltaico a rede!

 

Quer saber como entrar para o mercado que mais cresce no Brasil?

Conheça o curso Mestre Fotovoltaico!

Compartilhe

Veja mais posts