Bombeamento Solar

Bombeamento de água utilizando energia solar

O bombeamento solar foi desenvolvido para auxiliar pessoas que moram em locais remotos e precisam bombear água para por exemplo, irrigar plantações ou abastecer pequenas comunidades.

Elas funcionam a base de energia solar, sendo mais econômicas, duráveis e discretas que as bombas convencionais. Neste post você vai conhecer tudo sobre bombeamento solar, e descobrir por que você precisa tê-lo em sua propriedade. Confira!

COMO FUNCIONA O BOMBEAMENTO SOLAR?

O Kit de bombeamento solar é composto por uma bomba mais uma placa de energia solar. Essa bomba é responsável por bombear água em locais remotos onde não existe conexão de energia com a rede elétrica.

Para a bomba funcionar, ela precisa estar conectada a um sistema fotovoltaico de energia solar.

Os painéis fotovoltaicos desse sistema vão captar a irradiação solar e transformá-los em energia elétrica, que vai ser utilizada pelo bombeamento solar.

A instalação dela geralmente é fácil, sendo necessário apenas escolher um local com boa incidência solar e perto de uma fonte de água doce e limpa.

MODELOS DE BOMBEAMENTO SOLAR

Hoje existem praticamente dois tipos de bombas solares: de superfície e submersas. Abaixo você conhece mais sobre a utilidade de cada uma delas .

Superfície

Esse tipo de bombeamento solar é utilizada para aspirar a água com a ajuda de um tubo de sucção, que vai levá-la até o reservatório. Elas são mais econômicas, porém tem um limite de altura, que varia de acordo com a marca, não podendo ser usada em áreas com muita profundidade.

Submersa

Esse tipo de bomba é utilizada dentro de poços, podendo alcançar uma profundidade maior, já que ela é mais resistente quando é colocada em um ambiente com grande volume de água.

QUAIS AS VANTAGENS DE UTILIZAR BOMBEAMENTO SOLAR ?

Uma das maiores qualidades das bombas solares é que elas não funcionam a base de diesel. Isso faz com que elas sejam mais econômicas já que não é necessário ter gastos extras com combustíveis. Mas existem também muitas outras vantagens em adquirir esse acessório. Continue lendo o post para conferir.

Eficiência alta em bombeamento

Utilizando as bombas solares, você poderá bombear até 8 mil litros de água que dependendo do equipamento, essa quantidade pode aumentar. 

Durabilidade

A vida útil das bombas é bem alta, sendo de 25 a 30 anos. E dependendo do valor do projeto e instalação, o retorno sobre o investimento desse kit de bombeamento solar de água é de aproximadamente 5 anos.

Pouca manutenção

Já que ele não possui peças extras para serem trocadas, a sua manutenção se dá de forma bem fácil. O único cuidado necessário para continuar usando o bombeamento solar com eficiência, é realizando uma limpeza dos painéis solares.

Não precisa estar conectado à rede pública

Como toda a energia para bombear água é proveniente do sol, você não precisa estar conectado à rede de energia elétrica para suas bombas de água funcionarem (a não ser que você utilize o sistema On-Grid). Isso faz com que esse dispositivo  fique mais acessível para quem mora em locais mais remotos.

Sem ruídos

O bombeamento de água se dá sem a utilização de motores a diesel ou gasolina. Isso faz com que as bombas solares de água sejam, sendo mais discretas.

Onde encontrar o bombeamento solar?

Hoje a Fortlev Solar, uma das maiores empresa de distribuição para kit fotovoltaicos On-Grid também possui a solução de bombeamento.

Os soluções apresentadas são da marca Lorentz:

Presente em mais de 130 países, LORENTZ é líder de mercado em soluções de bombeamento de água com energia solar. Possuem produtos eficientes, confiáveis ​​e de manutenção simples, construídos para ambientes rurais e fora de rede. Saiba mais

Se você tiver interesse em uma solução personalizada, clique aqui para falar diretamente com um especialista.

E ai, gostou desse conteúdo? Se você gostou , não deixe de comentar logo abaixo.

Compartilhe

Veja mais posts