Inversor solar: qual o melhor?

Saiba o que levar em consideração na hora de escolher o inversor, assim como optar pelas melhores marcas do mercado.

Um pouco diferente de painéis solares, a eficiência do inversor não é um dos principais pontos a serem olhados. 

Para classificar os inversores e realmente saber se está cobrando bom inversor ou não para o seu cliente, olhe pela garantia, quais os recursos que ele oferece, qual a qualidade e confiabilidade deste inversor, como é o serviço e suporte para esse inversor e claro, qual é o preço.

Descubra neste post quais são os melhores inversores solares do mercado.

  1. O que é um inversor solar?
  2. O que levar em consideração na escolha de um inversor solar?
  3. Qual o tipo de inversor solar mais utilizado no mundo?
  4. Top 5 dos melhores inversores do mercado
Inversor solar

O que é um inversor solar?

O inversor solar é um dos equipamentos mais importantes de um sistema fotovoltaico. É ele que vai converter a corrente contínua, gerada pelos módulos, para corrente alternada que é utilizada na residência ou nas empresas.

Mas não para por aí, o inversor também é responsável por fazer o monitoramento. Ou seja, é ele que vai mandar todas as informações para a nuvem para que o seu cliente consiga acessar esses dados.

Além disso, caso aconteça um blecaute na rua, é esse importante equipamento que irá fazer a interrupção do fornecimento de energia, evitando que aconteça algo com os profissionais da concessionária. 

E não podemos nos esquecer que esse ponto é obrigado por lei.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o inversor solar utilizado na energia solar fotovoltaica, o Gabriel Garcia, que é um dos especialistas da Getpower te explica no vídeo abaixo:

O que levar em consideração na escolha de um inversor solar?

Comparando os inversores com marcas de carros, algumas vão ter mais recursos e outras menos recursos. Por exemplo, recursos mais estéticos, como acabamento, o visor e monitoramento e alguns recursos mais técnicos como os componentes, a resistência a intempéries e também a eficiência do inversor.

Porém, um dos pontos mais importantes para se levar em consideração é se esses inversores têm suporte no Brasil, porque de nada adianta ter um inversor muito bom, se você não tem um suporte, sendo que ele pode falhar.

Imagine, se você, enquanto integrador, escolher para o seu cliente um inversor de má qualidade ou até mesmo um inversor de boa qualidade só que sem suporte técnico Brasil, para quem você acha que ele irá ligar ao ter um problema com esse inversor? A primeira pessoa que o cliente sempre liga é o integrador, ou seja, você vai acompanhar esse cliente por 5, 10, 15, 20 e até 30 anos. 

Por isso, realmente escolha um inversor de qualidade, porque isso pode ser um problema no futuro.

Ainda tem dúvida sobre o que é importante analisar antes de comprar um inversor solar? O Rodrigo Queiroz vem nesse vídeo para te ajudar.

Qual o tipo de inversor solar mais utilizado no mundo?

Também conhecido como inversor solar grid-tie, o On Grid é o modelo mais utilizado em todo o mundo.

Ele é usado para conectar um sistema fotovoltaico à rede da distribuidora, sendo planejado para se desligar rapidamente da rede elétrica caso ela venha cair.

Nesse caso, com a queda de energia da distribuidora, o sistema de Energia Solar também é desconectado por questão de segurança.

TOP 5 dos melhores inversores solares do mercado

5º – GoodWe

A GoodWe possui uma ampla gama de inversores solares, estando presente no mercado desde 2010. Seus equipamentos são de alta qualidade e bom preço. Por isso, se você está procurando pela melhor oferta, os inversores da GoodWe é a opção certa. Eles possuem a série DNS, que se trata de um inversor descomplicado com uma boa faixa de tensão, além do display LCD perfeito.

4º – Sungrow

Os inversores da Sungrow são populares entre os instalados por conta do seu preço competitivo e também seu histórico de confiabilidade. A linha da Sungrow foi eleita pela Bloomberg em 2022 a marca de inversor mais financiável do mundo, além disso possui possui um ótimo feedback com seus inversores híbridos e monitoramento wi-fi.

3º – SMA

Considerados um dos melhores do mercado mundial, os inversores da SMA possuem um histórico comprovado de qualidade. O destaque vai para o seu design sem tela, que permite uma maior durabilidade em ambiente externo, além de que a configuração e monitoramento do aparelho é feita via wi-fi.

2º – Fronius

Os inversores da Fronius se mantêm nas primeiras posições já há alguns anos e são conhecidos por seu desempenho e confiabilidade. O equipamento oferece uma análise estatística detalhada da sua rede, além do sistema de resfriamento e monitoração via aplicativo.

1º – SolarEdge

A SolarEdge possui inversores de diversos tamanhos, que acompanhados de otimizadores permitem um desligamento rápido e seguro que ajuda a diminuir os efeitos prejudiciais do sombreamento. Já o wi-fi é opcional, mas que fornece os dados de geração de cada módulo, ajudando a identificar eventuais problemas no sistema, diferente dos outros inversores encontrados no mercado.

Agora que você já sabe quais são os inversores solares que se destacam no mercado, chegou a hora de se especializar ainda mais em energia solar. O Mestre Fotovoltaico é um curso completo que te ensina a ganhar dinheiro no mercado solar.

Compartilhe

Veja mais posts