Prospecção de clientes: 4 dicas para vender mais

A prospecção de clientes é uma das etapas mais importantes do funil de vendas. Isso porque o seu objetivo é a tentativa de contato com possíveis clientes para estreitar a relação, oferecer uma solução e levá-lo até a decisão de compra.

Mas para entender como prospectar clientes que façam sentido para sua empresa, é preciso levar alguns aspectos em consideração.

Para quem a sua empresa quer vender?

Quais técnicas serão utilizadas?

Já tem os canais de prospecção definidos?

Continue aqui para descobrir 4 dicas para vender mais e estruturar esse processo.

Sumário

1) Defina o seu ICP

Ter o seu ICP (Perfil de Cliente Ideal) definido é vital se você deseja ter sucesso nesse mercado competitivo.

A ideia é que, com algumas perguntas-chave, seja possível identificar para quem a sua empresa gostaria de vender seu produto ou serviço.

Conhecer o ICP de um negócio pode ajudar a:

  • Tornar o ciclo de vendas mais curto e assertivo; 
  • Economizar recursos (em vez de realizar muitas reuniões e ligações, o atendimento a um cliente dentro do ICP é mais objetivo, portanto, menos oneroso); 
  • Manter a cartela de clientes coerente com o perfil do negócio;

Afinal, nada mais frustrante do que receber indicações de compras que você não precisa.

Se essa premissa vale na vida pessoal, vale também no ambiente corporativo.

2) Metas definidas

Tempo é dinheiro.

Então, trabalhar seu target é essencial para uma prospecção eficiente e para o sucesso do negócio.

Até porque, quem não sabe onde quer chegar, nunca chegará em lugar nenhum.

Defina metas semanais e mensais, faça pequenas atuações diárias também, crie um rotina de prospecção, assim o fluxo de contato será constante.

3) Conheça o mercado

Ter sucesso na prospecção não depende somente da sua boa vontade.

Conhecer o mercado e o nicho onde você atuará é garantir que o seu futuro cliente confie na sua proposta.

Além disso, saber das especificidades com relação aos gastos que aquele empreendimento têm garante que sua argumentação seja bem recebida.

Após descobrir qual nicho investir é preciso também entender a dinâmica da região, se existem projetos fotovoltaicos similares nas redondezas para apresentar como perspectiva, sejam seus ou de concorrentes.

4) Crie métodos

Após definir os passos para sua prospecção, determinar suas metas semanais e diárias é necessário estabelecer métodos para prospectar seus clientes.

Talvez seja impossível usar a mesma abordagem para todas as prospecções, mas ter como base algo para modular é extremamente necessário.

O ganho em produtividade será enorme.

Não existe empreendedor de sucesso que procrastina, invista em conhecimento e melhore sempre que possível.

O mercado fotovoltaico é extremamente competitivo e está numa fase aquecida. Além disso, as pessoas desejam por economia, aliar seu desejo de venda com as demandas do mercado é o segredo para crescer cada vez mais no nosso setor.

Para descobrir técnicas e habilidades para aperfeiçoar sua performance em vendas, faça o nosso curso “Máquina de Vendas”.

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