String Box: tudo sobre!

Primeiramente, havia muito desperdício da energia produzida por cada célula, além de alguns curtos-circuitos e surtos elétricos. Tudo começou a mudar no momento em que começou a utilização da String Box!

String Box é uma das razões que torna possível a produção de energia solar no seu imóvel.

Antes da String Box ser inventada, a geração de energia solar em pequena escala era impossibilitada por haver muito desperdício das placas de energia.

Além de surtos elétricos frequentes e danos ao sistema elétrico da casa.

Hoje em dia isso não ocorre mais.

O que é uma string box e qual é a sua função?

string box é um componente fundamental para proteger o seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica, permitindo a segurança necessária para garantir tudo o que foi investido nesse projeto.

É um equipamento, prioritariamente, projetado para isolar o sistema de produção de energia fotovoltaica, visando impedir o risco de ocorrências de acidentes elétricos, como descarga atmosférica, surtos e curtos-circuitos, dos quais já falamos anteriormente.

A string box, basicamente, protege o circuito elétrico onde foi instalada, ou seja, funciona como um dispositivo de proteção de descargas atmosféricas e para seccionamento com segurança para manutenção quando necessário.

string box externamente
String Box 4 Entradas e 4 Saidas Mc4 1005v (2 Mppts)

Como funciona?

Uma String Box, ou uma caixa de junção em seu nome nacional, isola o sistema de geração de energia solar do resto do sistema elétrico.

Isto é realizado similarmente aos disjuntores de energia em sistemas elétricos tradicionais, cortando a conexão entre os sistemas, desviando a energia e limitando a tensão quando há um surto elétrico, por exemplo.

Se não possuísse uma String Box, um sistema de energia solar causaria danos ao próprio sistema fotovoltaico em casos de surto, além de todo o sistema elétrico conectado a ele.

Seu funcionamento acontece da seguinte forma: a corrente gerada pelos painéis fotovoltaicos passa por cabos elétricos, através da chave seccionadora, dos fusíveis e do DPS.

Se não forem detectados distúrbios elétricos, a energia segue até o inversor solar do sistema, que converte a corrente contínua em corrente alternada.

Ela conecta os cabos vindos dos módulos fotovoltaicos ao inversor, enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente e permite o seccionamento do circuito.

Os elementos básicos de uma string box são:

  • Invólucro – onde serão alocados os dispositivos de proteção e as conexões elétricas;
  • Parte do seccionador – podendo ser implementado com chave seccionadora ou disjuntor;
  • Dispositivo de proteção contra sobretensão – DPS;
  • Dispositivo de proteção contra sobrecorrente –  disjuntor ou fusível;
  • Cabos CC.
string box internamente
Caixa interna

Por que ela é tão importante?

Conforme mencionado acima, ela é essencial para a proteção do sistema de geração de energia fotovoltaica, visto que realiza um seccionamento sob a carga elétrica, protegendo a instalação contra surtos de tensão ou correntes causadas por descargas atmosféricas.

Os componentes que a acompanham podem ser internos ou externos ao inversor.

A não proteção dos equipamentos pode ocasionar a queima do equipamento, parada de operação e incêndios.

A ferramenta consome energia?

Não. O sistema inteligente utilizado pela String Box é baseado nas leis físicas e nas propriedades químicas dos materiais, de tal forma que são aproveitadas para abrir o circuito em caso de alguma falha.

Nos acompanhe para receber mais conteúdos como esse aqui

Nos siga nas nossas redes sociais: @academiadosol

Compartilhe

Veja mais posts